quinta-feira, 11 de agosto de 2011

CURIOSIDADES REPRESENTAÇÕES DRAMÁTICAS EM INSTITUIÇÕES ADVENTISTAS

Declaração preparada por Arthur L. White, Secretário das Publicações Ellen G. White.
O White Estate tem recebido pedidos de material escrito por Ellen G. White que possam orientar sobre o problema de apresentação de programas teatrais nas Instituições Adventistas. Os conselhos de E. G. White no tocante a esse ponto fazem a referência a várias situações e assim fazendo, enumeram princípios que parecem servir como orientação.
Um exame desses conselhos não revela uma condenação peremptória de todos os programas dramatizados. Em outras palavras, Ellen White não condena um programa só pelo fato de ser dramatizado. A esse respeito os conselhos relacionados com apresentações dramatizadas são muito parecidos com os conselhos sobre esportes, e curiosamente, os dois são tratados juntos em duas de suas declarações de precaução. A Sra. White não condena o "simples exercício de jogar bola" (AH 499), mas ao enumerar os princípios envolvidos, ela salientou os graves perigos que normalmente acompanham as atividades esportivas.
A Sra. White não condenou um programa simples dramatizado apresentado na Escola Sabatina de Battle Creek em 1888, mas em muitas declarações ela salienta claramente os muitos e quase certos perigos que acompanham "peças" e "programas teatrais".
Parece então que as questões relacionadas tanto aos esportes como as apresentações dramatizadas nas instituições adventistas devem ser ponderadas à luz dos princípios fundamentais ao invés de serem simplesmente aceitos ou proibidos. Isso complica grandemente a tarefa e demanda uma observação mais íntima, cuidadosa análise e a determinação de ser guiado pelo princípio cristão. Se o moço ou moça, em sua experiência pessoal, podem ser levados a compreender e aplicar esses princípios, ter-se-á conseguido um progresso muito mais eficaz, ensinando-se a lição vital de que a vida do cristão é guiada não por arbitrários "pode" ou "não pode", mas por princípios.


Fonte:http://www.advir.com.br/sermoes/sermoes_c_teatro.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário